Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » Cash: uma biografia

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgByjgHxBcVvgfuhQ07KedOPTF1zg_dMcGSdYIHAZKMHXCWNp0cwk467PpaJUQ-MbtCfo5IMA7dtiqAXKRaHT4EF1pXlUqG7I7TO57618ZtpV5Gzn4hFUWGZH-DeGJhePxbGcKi7S9QazRJ/s1600/Capa_Cash_Divulga.jpg
Quadrinhos alemães contam a história de um ícone da música americana


Depois de ler Castro nada mais tentador que ir atrás de mais obras do grande quadrinista alemão Reinhard Kleis, principalmente com personagens tão atraentes quanto Elvis ou Johnny Cash. Para os aficcionados por música que, como eu, não a encaram como mero pano de fundo em suas vidas, biografias de músicos são um prato cheio de grandes experiências. Em Cash - Uma Biografia não poderia ser diferente.
Segundo a introdução de Franz Dobler, escritor, jornalista musical e biógrafo de Cash, ao contrário do que se pôde pensar, este livro não pegou carona no sucesso do filme Johnny & June(2005). Ambos foram compostos praticamente ao mesmo tempo, sendo que o livro foi lançado pouco tempo depois, mostrando a mesma história de formas bem diferentes. O livro é bem mais introspectivo, trazendo momentos até sinistros, principalmente ao tocar na luta do astro contra seu vício em comprimidos. Sua relação com June Carter também é menos explicitada aqui.
O quadrinista optou por um traço mais solto e menos detalhista, o que por vezes pode confundir o leitor ao reconhecer certos personagens. Nada que não se resolva numa segunda leitura, o que serve para qualquer livro. Em compensação, ao final do livro há dez páginas de ilustrações mais detalhadas e agradáveis aos que preferem desenhos mais realistas, provando que Kleist dá sim conta do recado. Um aspecto interessante da narrativa são representações das histórias contadas nas músicas, como um videoclipe em quadrinhos. Algumas cenas são reproduzidas de fotos reais, como a ocasião em que tocou uma música de um detento de Folson Prison, chamada Greystone Chapel.
http://www.stevenmenke.com/Pictures/PicFolsomPrison2.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBTlNLN8fYZVVM1j2ZEV_NSlS8iko4ZmYZo2eqQzJXKaGcV42e7O82yzMMBDLdwYKNnJ-NeDn1ILZn2xS1KLMFCLZ1oNFubQ2kxe1VvRiQ33HNysP3HADnkLFZ6tBkxi2qHfNcFt5Yva-T/s400/Johnny_Cash_&_Glen_Sherley_by_Kleist.jpg
O autor se preocupou em retratar fatos documentados em fotografias

Em meio à luta contra as drogas, o romance com June Carter, os problemas com a lei, seu trauma com a perda do irmão Jack e até mesmo encontros com Elvis Presley e Jerry Lee Lewis temos ainda uma grande lição: a de que sempre temos escolha. Diversas vezes vemos alguém dizer ao Johnny que ele fez o que quis ou ele mesmo o afirmando, principalmente no que diz respeito às drogas e à vida que levava. Uma grande verdade que vale para todos nós. Este foi mais um feliz acerto da 8Inverso, editora que conheci com Castro. Estive com Elvis - Uma Biografia em mãos e percebi um traço bem diferente, ainda mais simplista. Escolhi deixá-lo para uma próxima vez. Em breve revisitarei Kleist e contarei tudo a vocês.


FICHA TÉCNICA
Título em português: Cash - uma biografia
Título original: Cash - I see a darkness
Lançamento original: 2006
Lançamento no Brasil: 2009
Autor: Reinhard Kleis
Tradutor: Augusto paim
Editora: 8Inverso
Nº de páginas: 224

I. Malforea
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por Distintivo Blue

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6