Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4


Em maio anunciamos aqui na BLUEZinada! o lançamento do livro A Conquista do Rock, de Raquel Dantas. Trata-se de uma obra pioneira, cujo tema é a cena musical independente em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia: nunca antes uma obra literária inteiramente dedicada ao tema havia sido produzida na região. O rock e suas várias vertentes são o carro-chefe do texto, mas o blues não foi esquecido, recebendo um capítulo inteiro em sua homenagem.

O blues, como costumo dizer, é o alternativo ao que se costuma chamar de alternativo (embora não use mais a expressão "alternativo" ao me referir à música independente): nem mesmo entre os mais ortodoxos roqueiros é fácil encontrar quem ao menos tenha uma ideia clara de o que é o blues. Muitos músicos o subestimam, inclusive, com as já batidas frases do tipo "blues é fácil de tocar". Bem, basta vê-los se aventurar a tocá-lo ao menos uma vez para a dura realidade vir à tona: blues é muito mais feeling do que técnica.

Por esse motivo, bandas de blues sempre serão mais raras que as de rock, e não poderia ser diferente neste caso: basicamente o capítulo trata das duas bandas mais expressivas do gênero, a Café com Blues e a Distintivo Blue, que possuem origens que se entrelaçam consideravelmente. São as duas únicas bandas autorais que se tem notícia na cidade ou, ao menos, as únicas que gravaram e lançaram material autoral.

O livro já está à venda no site da editora e pelas mãos da própria autora, que nos concedeu uma entrevista quando do lançamento, contando sua trajetória e contextualizando a obra (link ao final do texto). Agora, é com imensa alegria que anunciamos a disponibilização, pela autora e a editora, de um capítulo do livro na íntegra, com exclusividade à BLUEZinada!: justamente o capítulo sobre o blues, para você ter acesso a uma boa amostra do material.

O texto será lançado em formato de minissérie especial, em quatro capítulos, um por dia, sendo esta introdução o primeiro, o segundo focado na Café com Blues, o terceiro na Distintivo Blue e, o quarto, finalizando com a bibliografia. Este é um texto valioso aos que se interessam pela história do blues nacional, formada pelas histórias e regionalismos de cada região, ainda muito pouco documentados.

Claro, nós recomendamos que você adquira uma cópia física do livro e confira todas as suas histórias. São quase duzentas páginas de informações inéditas, que certamente servirão de bibliografia para obras futuras. Confira abaixo o índice deste especial:


#1 - Introdução (esta página)











...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por I. Malförea

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6