Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » » » Netflix lança documentário sobre Robert Johnson


Estreou neste fim de semana na Netflix o documentário Devil at the Crossroads, cinebiografia do lendário rei do Delta Blues, Robert Johnson. Com apenas 48 minutos de duração, aborda uma das grandes lendas urbanas da música popular mundial: o garoto sem talento de Hazlehurst, no Mississippi, que desapareceu por alguns meses, ressurgindo como um prodígio do blues, superando até mesmo seus mentores, como Son House e Willie brown.

O documentário, em geral, não traz grande novidades aos amantes do blues, que já conhecem muito bem a história, com suas pequenas variações, como toda boa lenda. O próprio formato, com depoimentos de grandes guitarristas, como Keb' Mo' e Keith Richards e estudiosos como Bruce Conforth e John Hammond não é novo. Destaque para as histórias contadas pelo neto, Steven Johnson, e o filho, Claude, que foi impedido de conhecer seu pai devido à forte segregação sofrida pelos músicos do blues pelos cristãos da época. Para um leigo, entretanto, é uma ótima forma de iniciação.

A abordagem sobre a vida do grande ícone do blues é sucinta, mas completa, partindo do seu nascimento até sua lápide original, com interessantes mixes de imagens reais locais com animações. Claramente optou-se por uma narrativa mais tradicional, destacando, por exemplo, seu lugar no famoso Clube dos 27, mas ignorando informações mais modernas, embora escassas, como a supostas terceira (2007) e quarta (2015) fotografias, como símbolos, ao menos, do fascínio e carência que Johnson inspira. 

Embora não esteja organizada como uma, a série de documentários ReMastered, original Netflix estreou em outubro de 2018, com  Who Shot the Sheriff, sobre outro rei, desta vez do reggae, Bob Marley. Ainda há outros ícones, como Johnny Cash na lista, já indispensável aos mais curiosos amantes da música. 

FICHA TÉCNICA
Título original: ReMastered: Devil at the Crossroads
Título em português: ReMastered: O Diabo na Encruzilhada
Lançamento: 26/04/2019
Distribuição: Netflix
Direção: Brian Oakes
Link oficial (clique aqui)

Confira o trailer legendado:





...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por I. Malforea

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6