Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » K-Rose: a rádio de country mais conhecida do mundo

"It's not a a car. It's an iron horse with a drinking problem."

Texto e imagem: I. Malforea

"It's not a a car. It's an iron horse with a drinking problem". Em 2004 o mundo se deparou com uma revolução nos games: o conceito de mundo aberto foi expandido de uma forma jamais vista e uma verdadeira obra-prima do entretenimento se tornou um dos jogos mais populares de todos os tempos: GTA San Andreas, arrancando elogios dos jogadores e críticas dos puritanos. Nele, encarnávamos Carl Johnson, ou simplesmente C. J., com o objetivo de ganhar respeito e se tornar o bandido nº 1 de Los Santos. A exemplo de seus antecessores, GTA San Andreas tinha um elemento crucial que conquistou os corações musiqueiros: as diversas emissoras de rádio que tornavam mais realista qualquer passeio de carro.

As rádios eram temáticas, e abrangiam desde o rock clássico, funk, reggae, e até mesmo de talk shows. Mas aqui falaremos da mais carismática de todas: a K-Rose, especializada em country music. Transmitida direto de Bone County, região desértica ao norte-nordeste do estado de San Andreas, tinha a piradíssima Mary-Beth Maybell (Riette Burdick) como locutora. Ao longo da transmissão descobrimos que já se casou umas seis vezes e seus ex-maridos morreram de forma terrível. Tem nove filhos e já foi presa pelo menos uma vez, mas possui um gosto musical apuradíssimo e, com certeza, introduziu milhares de garotos mundo afora à country music.

Roubar uma Rancher e se esconder da polícia nas montanhas desérticas ou nos pequenos povoados de beira de estrada ao som da K-Rose era uma experiência única. O jogo conseguia nos transportar com facilidade a esse mundo americano tal qual um filme de western dos anos 70. Eu, por exemplo, nunca ligava para as missões: preferia sair por aí fazendo o que bem entendesse, ao som de Willie NelsonHank Williams e Ed Bruce. Interessante que as rádios do jogo não eram gravações prontas em looping: haviam versões variadas das locuções antes e depois de cada música, e as propagandas também eram uma diversão à parte. No YouTube temos vários vídeos com essas diferentes versões.

Abaixo você pode escutar a versão que eu mesmo ripei do Playstation 2 uns dez anos atrás. Até hoje escuto regularmente, porque, além de tudo isso, é pura nostalgia. Inclusive escutar no carro é como tornar real a experiência. Aumente o volume, saia do asfalto e curta, "because all in America loves a cowboy".

Setlist:
1) Willie Nelson - Crazy
2) Propaganda
3) Statler brothers - New York City
4) Propaganda
5) Mickey Gilley - Make the World Go Away
6) Patsy Cline - Three Cigarettes in the Ashtray
7) Propaganda
8) Hank Williams - Hey Good Lookin'
9) Eddie Rabbit - I Love a Rainy Night
10) Whitey Shafer - All my Exes Live in Texas
11) Statler Brothers - Bed of Roses
12) Propaganda
13) The Desert Rose Band - One step Forward
14) Conway Twitty and Lorretta Lyn - Louisiana Woman, Mississippi Man
15) Asleep at the Wheel - The letter that Johnny Walker Read
16) Merle Haggard - Aways Wanting You
17) Propaganda
18) Jerry Reed - Amos Moses
19) Ed Bruce - Mammas Don't Let Your Babies Grow Ip to Be Cowboys
20) Propaganda
21) Juice Newton - Queen of Hearts

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por Distintivo Blue

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6