Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » » » Resenha: Eric Clapton no The Forum (EUA)

Wally Skalij / Los Angeles Times
13/09/2017 - Será a despedida de Eric Clapton? Se a corrida de seus seguidores e discípulos para essas quatro noites no The Forum se se concretizarem como a despedida do "deus da guitarra" de performance "ao vivo", como ele mesmo vem insinuando ... Expira quarta-feira! Qualquer fã desta lenda do rock & blues vai olhar para trás depois nessas noites, com o brilho nos olhos e saber que estava lá. E nesse contexto, o show foi fantástico, Clapton desfilou um conjunto de canções de toda a sua carreira, que incluiu alguns "blues" elétricos de seus próprios heróis, como Robert Johnson e Muddy Waters, um pouco de Cream, seu "power- trio" dos anos 60 e uma sequencia de hits de sua carreira solo como "I Shot The Sheriff", "Tears In Heaven" e "Cocaine".

Quinze músicas se espalharam por uma hora e quarenta minutos de musicalidade impecável com Eric Clapton e sua banda. No entanto, se isso é um adeus, eu gostaria de ter estado lá e sentir esse momento mágico, sentir as faíscas de seus solos de guitarra e ouvir mais suas músicas "ao vivo". É claro que eu estou sendo até de certa forma egoísta querendo mais e mais de quem de certa forma ...não quer mais ... Mais do que Clapton pode oferecer? - E não se deve subestimar o óbvio: Eric Clapton continua a ser um dos maiores de todos os tempos da história da guitarra, respira uma incandescente inspiração que para muitos pode ser saudosismo ou mesmo nostalgia, o fato é vou lembrar desta quarta-feira, dia 13 de setembro de 2017, de cada solo rascante que ele extraiu de sua Fender Stratocaster, de cada "bend" nas cordas e trastes e cordas de seu violão Martin.

Depois de caminhar no palco e oferecer uma simples saudação à multidão que o esperava no The Forum, esse jovem de 72 anos abriu sua noite com "Somebody's Knockin", uma música escrita, mas nunca registrada pelo amigo de longa data JJ Cale, a única faixa de seu último e mais recente álbum "I Still Do" do ano passado, tocado nessa na quarta-feira. Depois de oito minutos emendou direto "Key to the Highway", um "blues"padrão que Clapton gravou várias vezes, mas registrado originalmente pela primeira vez no antológico álbum do Derek and the Dominos "Layla and Other Assorted Love Songs". Clapton, vestindo um conjunto de camisa de manga curta e calça jeans , tocou no meio do palco, o baixista Nathan East e o tecladista e amigo de longa Chris Stainton à sua esquerda, o organista Walt Richmond à direita, o baterista Steve Gadd e as vocalistas Sharon Wright e Michelle John logo atrás de EC. 

"I Shot The Sheriff", a versão de sucesso da música de Bob Marley, foi recebida com enorme satisfação pelos fãs do músico. Os monitores de vídeo evitavam visões elaboradas durante a maior parte da noite, optando por focalizar as mãos de Clapton enquanto ele tocava - mais do que já vi em qualquer outro show, observar as mãos de um homem desse quilate executando uma música difícil como "Driftin 'Blues", o primeiro número acústico da noite, seguiram mais sete músicas pelas telas enormes que atravessavam o palco sempre focalizando seu violão, enquanto ele rasgava as cordas de seu Martin. Nos números acústicos no meio do show, a banda está sentada no palco junto com EC, desfilando alguns de seus sucessos mais queridos, como: "Lay Down Sally", a icônica "Layla" e a lacrimosa "Tears In Heaven".

Depois a banda voltou a sequência elétrica, abrindo com uma explosiva abertura e feroz de "White Room" do Cream, até assustei-me com a vibração. Essa música abriu os 40 minutos finais da noite com um toque de energia muito bem-vinda, que quebrado pelos os solos doloridos "Wonderful Tonight", uma das melhores canções de amor de Clapton, antes de um par de composições de um de seus heróis, de Robert Johnson, o primeiro blues elétrico "Cross Roads Blues", uma canção que tem a sua assinatura ao longo de sua carreira, desde a gravação magistral do Cream no álbum "Whells Of Fire" e "Little Queen of Spades" a outra uma composição de JJ Cale que atraiu multidões a longo de sua carreira e vendas astronômicas que mais parece uma composição de Clapton, trata-se de "Cocaine".

Se isso tudo soa maravilhoso ... Bem, foi! Mas também você depois você começa a imaginar ... Como seria se ele tivesse tocado "Layla" em sua versão elétrica original, com Gary Clark Jr., ... O guitarrista faria "coda" de abertura fazendo o papel de Duane Allman como nas sessões gravadas por Derek and the Dominos... Como seria? Uma imaginação sem sentido, na verdade, Clark e Jimmie Vaughan tocaram no bis a música de Bo Diddley "Before You Accuse Me", no lugar de "Sunshine Of Your Love" do Cream, funcionou... Vamos lembrar sempre de como essa noite foi maravilhosa. O guitarrista do Texas, Gary Clark Jr com sua banda tocou durante 40 minutos seus blues-rock de músicas como "Bright Lights", "When My Train Pulls In", e uma versão de "Come Together" dos Beatles entre os destaques. Outra abertura nesta na quarta-feira foi Jimmie Vaughan, com seus blues de estilo "roadhouse" com uma banda que incluia saxofone e trombone em números que incluíam "White Boots", "Roll, Roll, Roll" e "Texas Flood.


Set-List do Show:

01 - Somebody's Knocking (J.J. Cale)
02 - Key to the Highway (Charles Segar)
03 - I'm Your Hoochie Coochie Man (Willie Dixon)
04 - I Shot the Sheriff (Bob Marley)
05 - Driftin' Blues (Johnny Moore's Three Blazers)
06 - Lay Down Sally (Eric Clapton)
07 - Nobody Knows You When You're Down and Out (Jimmy Cox)
08 - Layla (Eric Clapton & Jim Gordon)
09 - Tears in Heaven (Eric Clapton & Will Jennings)
10 - White Room (Jack Bruce & Pete Brown)
11 - Wonderful Tonight (Eric Clapton)
12 - Cross Road Blues (Robert Johnson)
13 - Little Queen of Spades (Robert Johnson)
14 - Cocaine (J.J. Cale)
Bis - Before You Accuse Me (Bo Diddley) (com Gary Clark, Jr. & Jimmie Vaughan)


A banda:

Eric Clapton – guitarra, vocais
Chris Stainton – piano, teclados
Walt Richmond - orgão, teclados 
Nathan East – baixo
Steve Gadd – bateria
Sharlotte Gibson – vocals
Sharon White – vocals


Participações Especiais (Abertura do Show):
Gary Clark Jr – guitarra, vocais
Jimmie Vaughan – guitarra, vocais


Set-list: www.setlist.fm
Texto Original: Peter Larsen 
Tradução & Adaptação de Texto: Leo Machado (The Eric Clapton Sessions)





...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por Distintivo Blue

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6