Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » » » Uma discussão de classe e uma história social do blues no sul dos Estados Unidos


Mais uma ótima oportunidade de se aprofundar no universo do blues: Aqui temos um interessante artigo escrito pelo graduando em História pela Universidade Estadual da Paraíba André Felipe Espínola: Uma discussão de classe e uma história social do blues no sul dos Estados Unidos. O texto foi publicado recentemente na Espacialidades - Revista Eletrônica dos Discentes do Mestrado em História da UFRN.

Trata-se de um texto que segue, como é de praxe nas faculdades de História (experiência própria falando), a linha de pensamento marxista, chamando bastante atenção à questão dos conflitos de classe. Entretanto, é muito difícil encontrar textos não-superficiais sobre o universo do blues em português, e este é um bom achado: aqui temos uma boa contextualizada na região do Mississippi do início do século XX, mostrando como uma região pantanosa se tornou um polo de agricultura (plantações de algodão) com a mão-de-obra dos negros, não raramente blueseiros ancestrais, e como a música contribuiu culturalmente a partir desse período.

O texto completo possui 37 páginas, incluindo uma boa e útil bibliografia. Você pode acessar o texto isolado ou a revista completa, com outros temas, também interessantes, mas fora do nosso contexto blueseiro. Confira abaixo:





...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por I. Malförea

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6