Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4


Nesses tempos em que os grandes mestres estão indo embora, o blues está carecendo de um ídolo que consiga chamar atenção dos olhos e ouvidos do mundo. Talvez, sem exagero, posso dizer que o último ídolo blueseiro a nascer foi Stevie Ray Vaughan.

Mas, apesar de ter uma legião de seguidores e imitadores, SRV não é uma unanimidade. Alguns blueseiros mais ortodoxos adoram odiar Stevie Ray. Confesso que tenho o meu senão, mas não contra ele: é sim contra a festa que seus entusiastas fazem à sua velocidade e tiques roqueiros e principalmente contra o aparente desprezo desses mesmos fãs por aqueles que vieram antes de Stevie Ray “Vougã”: os mestres que fizeram a história do blues e que pavimentaram toda a estrada trilhada pelo irmão mais novo de Jimmie até se tornar a lenda Stevie Ray Vaughan. E é fácil reparar que muitos desses mestres foram pais de tiques e licks de SRV. Dá até para se surpreender como esse menino puxou aos pais.

É injusto criticar Stevie Ray Vaughan pelo que se tornou no coração dos homens. Ele não tem culpa de ser louvado mais por certas piruetas que fazia em detrimento do blueseiro que foi e que deixou a sua marca na história. Se for vasculhado o legado de SRV mais atentamente, descobre-se que, com sua guitarra, Stevie sabia contar muito bem as histórias de grande como Blind Lemon Jefferson, Lightinin' Hopkins (esses naturais de seu Texas natal), Buddy Guy e principalmente Albert King. São influências que nenhum blueseiro mais intransigente pode desprezar. Esses também não podem menosprezar a atenção que SRV trouxe para o blues, promovendo mais um revival dessa música que vez por outra é deixada de lado. Também não se pode desprezar o legado que o próprio Stevie Ray Vaughan deixou para o Blues.

Nesses tempos em que os heróis estão escassos entre os vivos, o Blues precisa de outro Stevie Ray Vaughan. Não de mais um imitador, pois são tantos, mas de um novo ídolo que faça muita garotada vibrar com o blues. E espero que seja menos por suas estripulias roqueiras e mais pelo blues em seu coração.


Veja também: BLUEZinada! Podcast #011 - Roberto Lessa, Blues Label e a cena blues cearense



Roberto Lessa é guitarrista e fundador da banda cearense Blues Label. Articulador cultural, atua na Associação Casa do Blues, em Fortaleza, mantendo acesa a chama do blues brasileiro. Também é produtor e apresentador do Programa Encontro com o Blues, pela Universitária FM. 
Facebook | Instagram | Lista de posts no site






...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por I. Malförea

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6