Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » » "Ok, the Allman Brothers Band..."

Animação conta a história da banda
A capa do disco Brothers and Sisters (1973) é uma das várias referências presentes no vídeo

Nas redes sociais existem ciclos: há fases em que assuntos são totalmente viralizados à exaustão e desaparecem, mas há algumas coisas que, mais discretas, vão e vêm de tempos em tempos. Um ótimo exemplo é o vídeo Ok, The Allman Brothers Band, uma bela animação criada pelo ilustrador nova-iorquino Brett Underhill, em 2010.

Em seu blog, Underhill conta detalhadamente todo o trabalhoso processo de composição do vídeo, que se inicia com a versão de 1971 (At the Fillmore East) da música Statesboro Blues. A partir daí temos vários cortes, indo e vindo na cronologia da banda, passando desde os tempos da formação original, com Duane Allman na guitarra até a última formação com o garoto-prodígio Derek Trucks fritando no slide.

O vídeo não para apenas nisso: há inúmeras referências a capas de disco (inclusive da carreira solo de Greg Allman)e outras canções durante o vídeo, fazendo um verdadeiro apanhado que faz os fãs sorrirem a cada nova descoberta. O autor diz, em seu blog, que fez aproximadamente quinze referências diferentes e desafia os fãs a encontrá-las. Interessante que também foram usados padrões de cor diferentes para cada época, de acordo com seus contextos (cores das capas dos discos, roupas da época, etc). Você consegue encontrar?

Allman Brothers Band é uma das mais importantes bandas americanas e, provavelmente, a maior representante do southern rock, sendo uma pioneira que fez e faz escola até hoje. Teve vários de seus integrantes em listas de "melhores do mundo" e uma história turbulenta, como é de praxe no estilo. Vale a pena conhecer a fundo toda a sua obra.

Ok, the Allman Brothers Band... from Brett Underhill on Vimeo.

.
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por Distintivo Blue

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6