Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » » » (MS) Bonito Blues Jazz Festival acontece de 20 a 22 de Junho



Há eventos que iniciam através de sonhos. Com a continuidade e principalmente credibilidade, eles crescem e se tornam praticamente obrigatórios nas cidades que são realizados. Assim é o Bonito Blues Jazz Festival que acontece no período de 20 a 22 de junho na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Esse grande sonho do produtor e empresário Afonso Rodrigues Jr e com ajuda de Carlos Porto e empresários locais, é uma realidade em Mato Grosso do Sul.

É fato! Quando se organiza um evento com muito carinho e principalmente com profissionalismo e responsabilidade, tudo sai correto. E outra coisa, muitos falaram que seria uma ousadia realizar um evento de Blues e Jazz em um Estado que tem raízes de músicas sertanejas (o que particularmente não é verdade) e nada daria certo já que não tem público para isso. Pelo contrário, pois esse ano entra em sua sexta edição e com boas novidades.

A história toda desse festival é contada no próprio site do evento que mostra que o Bonito Jazz & Blues Festival foi idealizado com o propósito de suprir essa lacuna acrescida do prazer de ouvir boa música, prestigiando músicos e bandas consagradas nos estilos do blues e jazz. Tudo começou em novembro de 2012 onde foi realizado o evento denominado “Bonito Blues”, tendo como atração um dos músicos pioneiros do Blues no Mato Grosso do Sul, o conceituado guitarrista Fábio Brum, que criou a primeira banda de blues em Mato Grosso do Sul, a Blues Band, junto com o saudoso Renato Fernandes no início dos anos 90.

Em abril de 2013 aconteceu a segunda edição do Bonito Blues, já com a participação dos renomados músicos paulistas: o gaitista Ivan Márcio e o guitarrista Giba Byblos, além do ícone do blues sul-mato- grossense Zé Pretim.  A aprovação do público foi tal que motivou a criação de um evento de maior abrangência resultando no Bonito Blues & Jazz Festival com a inclusão do “Jazz” nas apresentações. A primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2013 com o que há de melhor no estilo musical do Estado e grandes nomes do Brasil. Teve então a participação do Zé Pretim, da banda Bêbados Habilidosos com o genial Renato Fernandes, o guitarrista Fábio Brum, o grande baterista João Bosco, responsável pelo “Jazz” no nome do Festival, além do renomado gaitista Robson Fernandes e a atração internacional, o inglês Peter Screw.

A primeira edição do Bonito Blues & Jazz Festival aconteceu graças à aprovação do projeto pelo FIC- Fundo de Investimentos Culturais do Mato Grosso do Sul, atestando a importância do evento no meio cultural do Estado e apoio da Prefeitura Municipal de Bonito. Estimulados pela repercussão positiva, os promotores deram continuidade ao festival e a segunda edição aconteceu em novembro de 2014, com a participação do guitarrista Greg Wilson, da lendária banda Blues Etílicos, da gaitista Tiffany Harp, e sendo um dos objetivos a integração com músicos do país vizinho, Paraguai, inserindo as bandas Harmonia Jazz e Jazz Trincado, de Pedro Juan Caballero.

Para a realização da segunda edição contou com o “crowdfunding” da Kickante, modalidade de financiamento coletivo que, somado ao apoio de empresas parceiras, concretizou o evento. Dando sequência, em novembro de 2015 aconteceu a 3ª edição do Bonito Blues & Jazz Festival com a participação de um dos maiores nomes do blues internacional, o guitarrista Breezy Rodio de Chicago (USA), além das conceituadas bandas do Estado, Whisky de Segunda e Dente de Ouro, com o bluesman Zé Pretim.

Em 2016 os promotores não conseguiram viabilizar o festival, fazendo com que adiassem para o ano seguinte, proporcionando a realização da 5ª edição na data inicialmente pretendida, no feriado de Corpus Christi, desta forma o 4º Bonito Blues & Jazz Festival aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de junho, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Cidadania e da Fundação de Turismo e da Prefeitura de Bonito. O evento foi realizado no CMU- Centro de Múltiplo Uso, o que representou um sucesso absoluto. 

Nessa quarta edição teve a presença de um dos maiores tecladistas do país, Adriano Grineberg, da cantora e atriz Samantha Caracante, de São Paulo e o trio Mestre Blues de Cuiabá, além das bandas sul-mato-grossense, Horse Society, Gessy & The Rhivo Trio, Dente de Ouro, Anderson Rocha & Quarteto Lisérgico e o projeto MPBlues e Zé Pretim.

No ano passado, 2018 aconteceu a 5ª edição do Bonito Blues & Jazz Festival afirmando o sucesso do evento com a vinda da mais renomada banda de blues do país, Blues Etílicos, além da dupla Jefferson Gonçalves (gaita) & Gustavo Andrade na guitarra, continuando com objetivo da integração cultural com o país vizinho, teve a participação de um dos maiores músicos do Paraguai, o gaitista e saxofonista Dominique Bernal. Dando também a importância do festival na cultura local, a edição foi aberta pela banda Tubarões do Rio Formoso, integrada por músicos bonitenses que assimilaram o blues em seus trabalhos. A 6ª edição vem com grandes novidades, é só aguardar para a divulgação nos próximos dias !


Alex Fraga é jornalista, poeta, compositor e escritor. Com mais de 30 anos de carreira na imprensa, vive em Campo Grande-MS. Já publicou três livros, venceu prêmios de contos e poesia, trabalhou como assessor de imprensa, repórter, editor em diversas casas e foi editor-chefe do Jornal Diário da Serra. Hoje presta consultoria nas áreas de educação e jornalismo, onde se especializou.



...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por I. Malforea

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6