Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » » » (MS) Um ano após sua partida, o blues ainda chora a ausência de Renato Fernandes

Registro feito em 9 de janeiro de 2015, última vez que Renato pisou no palco (Arquivo)

Cantor ícone do blues sul-mato-grossense faleceu há um ano

Guilherme Cavalcante

Renato Fernandes, a maior referência do blues sul-mato-grossense, partiu há um ano, deixando saudades da voz melancólica que materializou as composições honestas e viscerais do blues sul-mato-grossense. Ele fez história na cena musical do Estado, deixou fãs e amizades por onde passou, e por isso, sua ausência física é ainda é sofrida. Porém, Renato também inspirou outros músicos a continuarem seu legado: as luzes do palco continuam acesas para ele, que continua aqui, por mais que não esteja.

Um ano após a morte repentina, amigos, fãs e familiares revivem as boas lembranças. Com uma dose de saudade, que se diga a verdade. Textos mencionando gratidão ganharam espaço no Facebook nesta manhã. O som da banda Bêbados Habilidosos, o grupo em que por anos Renato tocou, também segue vivo nas radiolas. Cada nota tem tom de saudade e pura emoção, transporta o pensamento para os bons momentos de anos atrás, quando o som estava alto, o copo cheio e o coração aberto.

"A gente percebe que existe uma saudade grande, as pessoas sentem falta tanto da figura do Renato como da música. Tem bastante gente na cidade tocando músicas dos Bêbados Habilidosos. O cenário do blues tem uma lacuna. Faz falta o blues em português, que todo mundo compreendia. Mas, para nós que éramos bem próximos, o Renato vai além da música e também por isso faz muita falta", destaca o músico e jornalista Marcelo Rezende, amigo de Renato.

Nos laços sanguíneos, a dor da ausência ganha dimensões ainda maiores, mas que é amenizada ao constatar o carinho dos fãs e amigos. Renata Messa, filha do cantor, destaca a saudade física, aquela que impede de dar um abraço, "mas a presença espiritual está aqui, está viva. Quando o cara é 'o cara', ele não morre, ele fica", revela. Ela conta que desde a morte do pai foi um período muito difícil e intenso, repleto de mudanças.

"Meu pai foi quem me criou, com ajuda da minha avó. Ele era minha base, que de uma hora pra outra me vi sem. O que eu tinha de mais precioso deixou de existir fisicamente e eu tive que fazer uma adaptação muito grande. Só que ver o carinho dos fãs e amigos são coisas que amenizam a saudade. A gente sempre foi muito ligado, ele tinha esse lado mais espiritualizado, de acreditar numa outra vida, e ele sempre falava: no dia que eu nao estiver mais aqui, não se sinta sozinha, vou estar sempre do seu lado. Eu me apeguei a isso e estou conseguindo seguir em frente".

Tributo informal
Nesta quarta-feira, em mais uma edição do Sarau do Zé Gerau, um dos homenageados da noite será Renato Fernandes. "O sarau sempre é dedicado a duas pessoas, uma em vida e outra em memória. Esta quarta é dele", explica o músico Luís Henrique Ávila. O evento terá caráter informal, simples, assim como era o cantor. "Não é nenhum tributo, é uma homenagem das pessoas que amavam o Renato. Pensamos em algo honesto e que matasse um pouco a saudade que a gente sente", explica.

Para Luis, a propósito, o cantor era insubstituível. "É como se a gente tivesse perdido a nossa referência maior, o nosso BB King. Hoje mesmo eu postei uma musica dele que a meu ver define com perfeição o sentimento do blues. Quando ele partiu, senti que essa lacuna ficou grande. Essa homenagem vai ajudar a matar um pouco a saudade do que ele fazia de melhor", afirma.

Todo o acervo de Renato Fernandes na banda Bêbados Habilidosos está disponível para download e streamming gratuitamente na Internet (clique AQUI). Luís Henrique e os amigos Marcelo Rezende e Fábio Brum, todos ex-integrantes da banda Bẽbados Habilidosos, também mantêm uma fanpage no Facebook em homenagem ao músico. "Como o Renato era um cara muito simples, não tinha Facebook, não gostava muito dessas coisas de Internet e redes sociais, criamos essa página para compartilhar músicas, fotos e histórias dele", conta Luis.


Serviço - Sarau do Zé Geral, com homenagem a Renato Fernandes. Nesta quarta-feira (18), a partir das 21h, no Barbaquá Botequim (Rua Rio Grande do Sul, 382). Ingressos a R$ 10,00.

Fonte: Midiamax
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por Distintivo Blue

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6