Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » » » » Distintivo Blue é royalty free para podcasts


A Distintivo Blue sempre foi uma banda entusiasta da mídia podcast. Tanto que chegamos até a criar o nosso, em dezembro de 2016, o BLUEZinada!. Para isso estudamos bastante: lemos livros, posts, ouvimos inúmeros episódios, compramos cursos, entramos em grupos de discussão e entendemos um pouco mais sobre esse fascinante mundo: a podosfera.

Uma das principais dificuldades e dúvidas enfrentadas pelos que deixam de ser apenas ouvintes e assinantes para ser criadores de conteúdo é a questão do uso de músicas nas trilhas dos programas. Apesar de o ECAD não ser lá muito eficiente, muitos até mesmo chegam a desistir de produzir seu podcast por medo de punições ou mesmo por não ter como arcar com os custos de uma ou mais UDAs (Unidade de Direito Autoral), que é a famosa taxa paga ao ECAD por usar músicas em meios de comunicação. 

Na verdade é tudo bem confuso quando o assunto é direito autoral e o podcast, salvo raríssimas exceções não só no Brasil, ainda é algo feito sem apoio financeiro ou venda de publicidade: o combustível para alguém dedicar seu precioso tempo para planejar, organizar, gravar, editar, publicar e divulgar um episódio de podcast ainda é a paixão. Disso entendemos muito bem.

Pensando nisso, decidimos usar das licenças Creative Commons e deixar registrado neste post a nossa intenção de colaborar ainda mais com a podosfera, disponibilizando toda a nossa discografia como royalty free ou, como se diz no ramo, podsafe music: desde que não haja fins lucrativos e não nos seja retirado o devido crédito, você, podcaster, está autorizado(a), a partir de agora, a usar qualquer um dos nossos fonogramas em seu podcast: pode ser como BG, como tema de abertura, tanto faz. "Tamo junto na podosfera".

Com o tempo estamos providenciando, inclusive, versões instrumentais de nossas músicas para sincronização em filmes e comerciais por exemplo, o que obviamente não será grátis: existem plataformas específicas para esse tipo de disponibilização, mas nos comprometemos a disponibilizar os mesmos fonogramas de forma gratuita apenas para podcasts.

Em tempo, se faz necessário esclarecer que consideramos podcast aquele arquivo em áudio ou vídeo que é disponibilizado para assinaturas via feed, o que obviamente exclui arquivos disponibilizados apenas para streaming ou broadcasting. Para usar nesse tipo de arquivo, você pode conversar conosco também, mas este post apenas pré-autoriza o uso em podcasts de verdade. Sem feed, não é podcast, ok?

E como fazer para ter acesso às músicas, já que só estão disponíveis para streaming ou download pago, ao menos de forma autorizada? Fácil: CLIQUE AQUI e peça quantas músicas quiser. Você também pode, caso queira conversar conosco, enviar e-mail para contato@distintivoblue.comGeralmente respondemos no mesmo dia e ainda lhe daremos aquela forcinha-Joe na divulgação do seu podcast. Não se acanhe: adoramos conversar.

E qual o nosso interesse nisso? "Quando a esmola é demais..." Calma! Claro que adoraríamos fazer nossas músicas circularem por aí, e isso também é um dos objetivos, mas sabemos que a mídia podcast é de nicho, e por sua vez com vários sub nichos, assim como o nosso blues autoral do sudoeste da Bahia. Não será um episódio de podcast que nos levará ao mainstream da música brasileira, mesmo que seja num NerdCast da vida. Como dissemos, amamos a mídia podcast a ponto de não só divulgar vários constantemente como criar o nosso próprio. A podosfera se ajuda e fazemos questão de fazer o que estiver ao nosso alcance para fazê-la crescer.

Então... Para podcasts, brasileiros ou não, toda a nossa discografia segue a seguinte licença Creative Commons (lembre-se de colocar os créditos no post):






Conte conosco.

Seus amigos da Distintivo Blue







...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por Distintivo Blue

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6