Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » » » » Air Jazz Quartet ‎– Jazz Tribute To Deep Purple (1995)


Por volta de 2009 andei ouvindo vários discos-tributo, com destaque para algumas das inúmeras releituras do Dark Side of the Moon, algumas incríveis, mas um belo dia encontrei, em algum lugar obscuro da internet, um disco contendo nove títulos conhecidos na lista: era o Jazz Tribute to Deep Purple, do Air Jazz Quartet. Lembro de escutá-lo incansavelmente. Muito bem-produzido e arranjado, provavelmente o melhor álbum de releituras que já tive acesso. 

As músicas são perfeitamente reconhecíveis, mas sem cais nos lugares-comuns. Por vezes há alguns improvisos que fogem totalmente do óbvio, mostrando a vasta bagagem dos músicos. A gravação é impecável. É um verdadeiro disco clássico de jazz, com shuffles, empenações, e até referências à bossa nova e música caribenha. Quem diria que Deep Purple teria como ser associado a isso? Mas não se assuste: é tudo de muito bom gosto.

O Air Jazz Quartet é um obscuro grupo francês, que parece ter se dissolvido há tempos. Praticamente não há informações disponíveis. Nenhuma biografia ou qualquer texto oficial que nos dê alguma referência mais concreta. O máximo que encontrei foi um perfil no MySpace, que conta com quatro faixas, que eu já havia encontrado à época, mas completamente abandonado e tenho minhas dúvidas se é o mesmo grupo. Nenhuma foto. Aliás, a única que encontrei foi num post como este:


Pesquisei, no Facebook, pelos músicos, e os encontrei. Não há qualquer referência ao Air Jazz Quartet em seus perfis, e o baterista Philippe Ballot parece agora se dedicar ao contrabaixo. São caras "das antigas", que não são muito bons em se autodivulgar pela web, daí tamanha dificuldade em encontrar material oficial. Talvez sequer saibam que seu álbum se tornou tão valorizado.

O fato é que temos aqui um ótimo disco de jazz, com músicas já conhecidas, muito bem produzido, pensado e executado. Dificilmente você o encontrará em formato físico ou para download oficial, então nos resta o download ou streaming "alternativo". Uma maravilha como esta não deve cair no esquecimento. Tomei a iniciativa de upá-lo em minha conta na MixCloud, contribuindo para mantê-lo vivo. à medida em que encontrar novas informações, atualizarei este post. E você? Sabe algo mais sobre o grupo ou este trabalho? Conte pra gente.



Air Jazz Quartet
Philippe Ballot : drums
François Barisaux: piano
Alain Gaillet: bass
Philippe Miraille: tenor & soprano sax

Faixas:
1. Hush 3:50
2. Highway Star 5:11
3. Black Night 7:15
4. Smoke On The Water 6:01
5. Woman From Tokyo 4:15
6. Strange Kind Of Woman 5:01
7. Burn 5:23
8. Fireball 5:50
9. Child In Time 7:10

EAN: 3480385233229





...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por I. Malförea

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6