Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » » Distintivo Blue encerra parceria com Brutos Beer

Quem bebeu, bebeu... Foto: Paulo José

Há quase um ano anunciamos, com muito orgulho, o lançamento da nossa cerveja oficial, a Distintivo Blue American IPA, numa parceria com a cervejaria Brutos Beer, de Vitória da Conquista-BA, cidade-natal da banda. Trata-se de uma maravilhosa IPA com rapadura, iguaria típica da região, que nos deixou encantados desde o primeiro contato. Com isso nos tornamos a primeira banda de blues baiana a lançar sua própria cerveja, com uma qualidade excelente e sabor ímpar. O objetivo dessa união de forças era justamente crescermos juntos.

Infelizmente não foi o que aconteceu: após a poeira do oba-oba baixar nos deparamos com inúmeras dificuldades, especialmente em distribuir a cerveja: apesar de fazermos uma divulgação crescente, muitos se queixaram de simplesmente não encontrar o produto com facilidade. Além disso, não era possível a venda pela internet, por não termos embalagens adequadas fornecidas pela cervejaria. Percebemos que a produção diminuiu e que não faria mais sentido investir em divulgação de um produto que dificilmente era encontrado pelo consumidor.

A ideia era simples: nós somos uma banda, que forneceu sua marca e sua capacidade de engajamento para promover o produto, e a cervejaria faria as vezes de... Uma cervejaria: fabricar, distribuir, participar de eventos cervejeiros. Percebemos que teríamos de fazer as vezes de distribuidor, se quiséssemos alcançar os resultados esperados, o que seria inviável e nos desviaria do foco principal: a música. E, mesmo que acontecesse, não teríamos estoque suficiente, já que a produção diminuiu drasticamente, e ainda havia a questão do preço, que se mostrou insustentável: não dá para ser concorrente de seu parceiro, sendo que ele sempre terá a vantagem do preço mais baixo e o poder de fornecer ou não o produto.

Nos primeiros meses desde o lançamento nos esforçamos bastante: fizemos shows promocionais (um deles rendeu até mesmo um bootleg), dedicamos um episódio de podcast ao tema, divulgamos a cerveja em todos os nossos shows regulares e já tínhamos até mesmo uma edição especial da BLUEZinada! pronta para lançamento, dedicada ao tema. Os nossos seguidores em redes sociais se familiarizaram com o belo rótulo e fotos dos próprios clientes em diversos lugares do país, experimentando e curtindo a "imperatriz blueseira das cervejas". Mas... Percebemos um certo descaso com a parceria, que aumentou de forma gritante quando anunciamos as recentes mudanças estruturais da banda.

Pois bem: vivendo e aprendendo. A DB finalmente assumiu que seu conceito de parceria não era o mesmo dos parceiros e decidiu por um fim formalmente a ela. Se você conseguiu experimentar a DB American IPA, parabéns! Temos certeza de que gostou, assim como nós mesmos. Mas... Infelizmente, isso só será possível novamente aos felizardos que conseguirem as últimas garrafas que ainda temos em estoque. E falo de, no máximo, cinco ou seis. Talvez ainda haja alguma em uma ou outra prateleira por aí, mas seria muita sorte encontrá-la.

Mas isso não significa o fim definitivo: decidimos lançar novamente a cerveja daqui a um certo tempo, mas sem parcerias: somos a banda que sempre levantou a bandeira do "faça você mesmo" (DIY) e faremos o que deveria ter sido feito desde o início: fabricação própria, com a cara real da banda e 100% feita de acordo com nossas ideias. Para isso, passaremos um tempo estudando, aprendendo e praticando até, num belo dia, anunciarmos novamente a cerveja oficial da Distintivo Blue, e desta vez sem limitações. Em tempos de crise, o empreendedorismo e a coragem devem sempre falar mais alto.

Por fim, agradecemos a todos os que experimentaram e passaram adiante a mensagem, de forma espontânea, nos enviando fotos, depoimentos e mensagens de apoio. Claro, não é porque rompemos a parceria que as cervejas da Brutos Beer deixaram de ser excelentes. Se você encontrar alguma por aí, recomendamos que experimente. Por sinal, uma curiosidade: os rótulos da American IPA e Irish Red Ale, bem como os textos explicativos foram feitos por nós. DIY! Esperamos retornar de todo esse recesso em breve, com novidades, tanto musicais quanto de outros produtos com a qualidade Distintivo Blue. Continue conosco.




...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por I. Malförea

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6