Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » » » » Nuno Mindelis, por Marcelo Davera


02/04/2017, Sesc Belenzinho, São Paulo. Nuno Mindelis foi considerado nada menos do que o melhor guitarrista de blues do mundo na edição de 30 anos da revista Guitar Player americana em 1998, um feito e tanto para um músico angolano/brasileiro. Além disso, tocou e gravou com grandes nomes do blues mundial e esteve presente nos mais importantes festivais do gênero ao longo de sua consagrada carreira. Muito bom, claro, mas sempre fico com chateado quando se fala de um músico desse calibre apenas citando seus feitos mais marcantes. O que se deveria comentar quando se trata de Nuno Mindelis é que ele é um monstro da guitarra e seus shows devem ser prestigiados por qualquer pessoa que goste de guitarra, blues ou de música boa em geral.
MarceloDavera 20170402 75
Acompanhado pelo baixista Bruno Falcão, o baterista Fred Barley (O Terço) e o performático tecladista Flávio Naves, Mindelis abriu o show a todo vapor com “Hugs”, do ótimo Texas Bound, álbum de 1996 que gravou ao lado do Double Trouble e outros grandes nome do blues americano. A banda manteve o gás e mostrou que não estava ali para economizar energia com um solo de bateria de Fred Barley já na terceira música.
MarceloDavera 20170402 79
A habilidade de Nuno com a guitarra é realmente impressionante. Ele extrai muitos timbres e efeitos diferentes usando na maioria das vezes apenas os controles de volume e tonalidade e mudando a ordem dos captadores da guitarra. Outro componente de seu timbre pessoal é o fato de ele nao usar palheta, fiel ao princípio de que “o som está nos dedos”.
MarceloDavera 20170402 107
Mas sensacional, mesmo, é seu fraseado exuberante. Nuno disse no show que já aos 9 anos de idade procurava tirar as músicas dos discos de B. B. King nota por nota, mas seus solos não se parecem com uma colagem de riffs e clichês que ele copiou dos grandes mestres do gênero. O blues é essencialmente música para improvisar e Mindelis demonstra fazer isso o tempo todo, misturando suas influências ao seu estilo pessoal com um senso de ginga e ritmo de cair o queixo.
MarceloDavera 20170402 101
Foi um show de nível altíssimo em todas as músicas, especialmente as performances de “In trouble” e “It’s all about love”. Sempre fico feliz em ver uma banda ao vivo se divertindo enquanto trabalha e esse show esteve entre os mais memoráveis neste quesito. Flávio Naves é um excelente instrumentista, mas não é todo dia que se vê um tecladista tirar o teclado do suporte para tocar segurando-o no colo, em frente ao palco. Show, minha gente, show.
Após um set perfeito, em que Nuno Mindelis inclusive andou pela plateia tocando sua guitarra, ele e banda voltam para o bis e, surpreendentemente (para mim), mandam “Brown Sugar”, dos Stones. E aí acabou. Ou não. Emocionado com o público que o aplaudia mesmo enquanto saía das poltronas em direção à porta do teatro, Nuno pega a guitarra novamente e começa “Sweet Home Chicago” sozinho no palco. Ao perceber que não ia ser só uma palinha, o restante da banda volta e todos finalizam essa apresentação emocionante.
MarceloDavera 20170402 65
É fácil encontrar material de Nuno Mindelis na Internet. Seu site oficial tem muita informação sobre sua carreira e é um bom lugar para ouvir toda a sua discografia. O guitarrista também atualiza com frequência sua página no Facebook, que também conta com agenda de shows, fotos e vídeos.
Quem quer ter uma ideia de como é um de seus shows, uma boa é ver a apresentação gravada no estúdio da gravadora Trama . Dessa apresentação, as performances de “In trouble” e “I know what you want“, esta última com mais de dez minutos (!) e um solo de arrepiar lá pelos 6’45”. Este e outros vídeos de Nuno também contam com o ótimo Flávio Naves nos teclados.
Finalmente, para mais fotos deste show, clique aqui para ver um álbum na minha conta do Flickr.

Postado originalmente em Fotografista.

Marcelo Davera vive em São Paulo. Apaixonado por fotografia, tem predileção especial por street photography, concertos musicais e minimalismo. Em seu blog, Fotografista, publica algumas das suas melhores capturas em shows, acompanhadas por textos sobre as apresentações, para que o leitor conheça melhor o artista e o busque por conta própria.




...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por BLUEZinada!

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6