Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4

» » » Teses, dissertações e artigos sobre música: para você mergulhar de cabeça


O que não falta na internet brasileira é site especializado em música. São centenas, cada um dando mais atenção a determinado estilo ou abordagem. Os textos geralmente são curtos, seguindo as tendências de leitura da internet (quase ninguém tem paciência para ler um texto longo demais num site). Boa parte dos textos é criada por amantes da música ou jornalistas, mas… E nas universidades? O que se fala sobre música nelas? Por que esses textos não chegam até nós?

Na verdade temos no Brasil o péssimo hábito de desprezar a função das academias, que é contribuir ativamente com a sociedade. Não há razão de ser de um estudante de qualquer que seja o curso, senão contribuir para o crescimento dela. Talvez pensando nisso, muitas universidades passaram a disponibilizar artigos, teses e dissertações para download gratuito, o que abre um novo leque de possibilidades ao “navegar” na internet. Muitos bons livros sobre música são adaptações de trabalhos acadêmicos, como o Música Ltda, de Leonardo Salazar, a bíblia brasileira do músico independente (download gratuito e autorizado aqui).

Pensando nesses trabalhos como livros gratuitos e de download autorizado, temos ampliada, enormemente, a quantidade de boas obras sobre música para se ler, pesquisar, repassar e ajudar nessa missão de contribuição social. Devo lembrar que quem muito lê é sempre tentado a escrever, e isso provoca uma reação em cadeia que faz bem a todos. A diversidade de temas é imensa e muito variada, indo de assuntos “manjados” até abordagens extremamente específicas, como análise dos hábitos de audição musical em determinada cidadezinha que você provavelmente nunca ouviu falar, ou como os jesuítas usaram a música na catequização durante o Brasil colonial. É um universo à parte, e nem é preciso mergulhar na deep web para alcançá-lo.

Há muitos sites que oferecem esse tipo de conteúdo e não são difíceis de achar, mas posso sugerir alguns, como o Scielo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, o Portal Domínio Público, a Fundação Biblioteca Nacional, ou os sites das próprias universidades, como o da UNICAMPUSP e UFMG. São muitas fontes, basta pesquisar um pouco. Aqui embaixo, alguns textos interessantes, apenas para ilustrar. Seria impossível sequer postar 1% do que há disponível.

E você? Conhece algum bom lugar para encontrar bons textos sobre música? Conte aqui embaixo, nos comentários.




...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por I. Malförea

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6