Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4


Alguns dias atrás, numa discussão sobre música autoral e cover com artistas locais, surgiu a seguinte afirmação: "os artistas locais não têm apoio, por isso não conseguem crescer". Não cabe aqui a minha opinião sobre o assunto, mas resolvi dar um passo à frente e contribuir com a cultura local (estou falando de Vitória da Conquista-BA, cidade-natal e sede da Distintivo Blue) de forma concreta, de acordo com o que está ao nosso alcance: abrimos vaga para dez músicos locais (leia-se que moram em Vitória da Conquista ou proximidades) participarem de uma sessão de filmagem gratuita para ajudar na autodivulgação de cada um.

Como funciona? Bom, nós temos pauta no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (interditado desde 2013 para eventos com público) para ensaios nas terças e quintas de manhã, então usaremos a nossa própria pauta para gravar os vídeos. Nosso equipamento é limitado, portanto o ideal é o voz-e-violão. Não há restrição de estilo, mas nos reservamos o direito de recusar músicas com letras que sejam contra nossa proposta musical (leia-se letras que incitem violência, pornografia, etc. Você sabe do que estou falando...).

As gravações consistem em cinco músicas, um depoimento sobre a trajetória do artista e algumas fotos para divulgação. Existe uma regra importantíssima: dessas cinco músicas, pelo menos três devem ser autorais. Isso exclui os cantores apenas intérpretes ou compositores que não cantam? Não: basta ter autorização para gravar canções de compositores locais, ou seja: não vale tocar, por exemplo, Elomar, a não ser que você realmente o conheça e ele autorize a gravação da sua interpretação. Para isso, precisaremos de alguma manifestação do próprio compositor, provando sua autorização (pode ser uma simples mensagem por rede social). Vale lembrar que o objetivo destas gravações é contribuir para o crescimento da cultura local, e isso necessariamente envolve a palavra CRIAÇÃO.

A BLUEZinada! é uma zine focada no blues e produzida pela banda Distintivo Blue, mas abriremos uma exceção a essa regra de estilo, pois sabemos que as culturas locais devem ser incentivadas e que uma das principais queixas de todas as cenas musicais brasileiras é a desunião entre os músicos e/ou a falta de iniciativas concretas para o fomento. Não cobraremos qualquer valor, taxa de participação, ou sequer se trata de algum tipo de troca de favores: o objetivo é simples e claro: contribuir para o o crescimento da nossa cultura local, repetindo propositalmente.

Já fizemos várias gravações no Centro de Cultura, experimentais e profissionais, como nosso clipe de "Na Trilha do Blues" e as CCCJL Sessions da banda e dos Diglett Joes. Recentemente fizemos algumas gravações com nosso amigo JayVee (veja exemplo no vídeo abaixo) e este foi o formato que inspirou este projeto: simples, direto, elegante e pronto para ganhar o mundo. Sabemos que muitos artistas sequer entraram num estúdio alguma vez na vida, portanto terão aqui um material de divulgação bastante útil até que caminhem a passos mais largos. Para se inscrever, basta enviar uma mensagem para nosso WhatsApp (77 99835-1323), marcar sua data e ensaiar bastante até lá.

Importante saber que não somos profissionais do audiovisual, e sim músicos com um equipamento limitado, porém de muito boa qualidade em mãos, experimentando e aprendendo. Pretendemos, obviamente, entregar os materiais diretamente aos artistas, para que usem da forma que julgarem adequada, mas também pensamos em postar em nossos canais no YouTube e Facebook, em playlist específica e, caso os áudios fiquem satisfatórios, talvez produzir um CD virtual e disponibilizá-lo em plataformas de streaming, como o Spotify. Tudo dependerá da qualidade do material e da vontade dos próprios envolvidos.

Se interessou? Entre em contato agora e marque seu lugar na fila. Estamos ansiosos para ver os vídeos circulando. Aqui embaixo um dos vídeos do JayVee, no formato que inspirou este projeto:






...
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por I. Malförea

BLUEZinada! é uma zine produzida pela Distintivo Blue e distribuída gratuitamente, desde 2011. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Leia!

Ouça!

Assista!

Cat-5

Cat-6