Como funciona? Bom, nós temos pauta no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (interditado desde 2013 para eventos com público) para ensaios nas terças e quintas de manhã, então usaremos a nossa própria pauta para gravar os vídeos. Nosso equipamento é limitado, portanto o ideal é o voz-e-violão. Não há restrição de estilo, mas nos reservamos o direito de recusar músicas com letras que sejam contra nossa proposta musical (leia-se letras que incitem violência, pornografia, etc. Você sabe do que estou falando...).
As gravações consistem em cinco músicas, um depoimento sobre a trajetória do artista e algumas fotos para divulgação. Existe uma regra importantíssima: dessas cinco músicas, pelo menos três devem ser autorais. Isso exclui os cantores apenas intérpretes ou compositores que não cantam? Não: basta ter autorização para gravar canções de compositores locais, ou seja: não vale tocar, por exemplo, Elomar, a não ser que você realmente o conheça e ele autorize a gravação da sua interpretação. Para isso, precisaremos de alguma manifestação do próprio compositor, provando sua autorização (pode ser uma simples mensagem por rede social). Vale lembrar que o objetivo destas gravações é contribuir para o crescimento da cultura local, e isso necessariamente envolve a palavra CRIAÇÃO.
A BLUEZinada! é uma zine focada no blues e produzida pela banda Distintivo Blue, mas abriremos uma exceção a essa regra de estilo, pois sabemos que as culturas locais devem ser incentivadas e que uma das principais queixas de todas as cenas musicais brasileiras é a desunião entre os músicos e/ou a falta de iniciativas concretas para o fomento. Não cobraremos qualquer valor, taxa de participação, ou sequer se trata de algum tipo de troca de favores: o objetivo é simples e claro: contribuir para o o crescimento da nossa cultura local, repetindo propositalmente.
Já fizemos várias gravações no Centro de Cultura, experimentais e profissionais, como nosso clipe de "Na Trilha do Blues" e as CCCJL Sessions da banda e dos Diglett Joes. Recentemente fizemos algumas gravações com nosso amigo JayVee (veja exemplo no vídeo abaixo) e este foi o formato que inspirou este projeto: simples, direto, elegante e pronto para ganhar o mundo. Sabemos que muitos artistas sequer entraram num estúdio alguma vez na vida, portanto terão aqui um material de divulgação bastante útil até que caminhem a passos mais largos. Para se inscrever, basta enviar uma mensagem para nosso WhatsApp (77 99835-1323), marcar sua data e ensaiar bastante até lá.
Importante saber que não somos profissionais do audiovisual, e sim músicos com um equipamento limitado, porém de muito boa qualidade em mãos, experimentando e aprendendo. Pretendemos, obviamente, entregar os materiais diretamente aos artistas, para que usem da forma que julgarem adequada, mas também pensamos em postar em nossos canais no YouTube e Facebook, em playlist específica e, caso os áudios fiquem satisfatórios, talvez produzir um CD virtual e disponibilizá-lo em plataformas de streaming, como o Spotify. Tudo dependerá da qualidade do material e da vontade dos próprios envolvidos.
Se interessou? Entre em contato agora e marque seu lugar na fila. Estamos ansiosos para ver os vídeos circulando. Aqui embaixo um dos vídeos do JayVee, no formato que inspirou este projeto:
...
Nenhum comentário