Hoje, felizmente, podemos nos alimentar por conta própria e do que nos mais nos interessa: chega de programas de auditório, com músicas feitas sob encomenda para agradas às massas, já condicionadas pela própria mídia a consumir apenas determinado tipo de "produto", incluindo a música. Hoje existe a realidade dos nichos. Não é preciso nem é recomendado abraçar o mundo, e sim aqueles que curtem verdadeiramente seu estilo. É um trabalho direcionado e este conceito se aplica não somente à música, mas a toda a cultura de consumo atual.
Mas, como disse antes, a esmagadora maioria das pessoas, incluindo os músicos, ainda se prende e ilude de acordo à realidade que acabou nos anos 90. No blues isso é particularmente gritante: existe uma "áurea antiquista" onde muitos se prendem a velhos conceitos, principalmente ligados à vestimenta, ao idioma, temática e, obviamente, à forma de gerir a própria carreira. Não é raro encontrar comentários de músicos do blues brasileiro se queixando de falta de apoio, de desvalorização por parte de público e contratantes, e isso é real, de fato. Mas também se deve a um motivo básico: o que os próprios músicos andam pensando sobre gestão de carreira atualmente? Será que ainda se enxergam, em 2017, como se estivéssemos em 1987, por exemplo?
Pensando nisso, e unindo ao nosso eterno objetivo de colaborar com o crescimento do blues, postaremos, com uma certa frequência, material útil para que os músicos do BRBlues, jazz e afins tenham uma visão mais moderna do "viver de música" e... Cresçam, modernizem e profissionalizem, pouco a pouco, caso a caso, o cenário blueseiro tupiniquim. Muitos músicos nos pedem auxílio constantemente para questões básicas, como uma simples disponibilização de música no Spotify, por exemplo, o que mostra que realmente precisamos modernizar o pensamento e que isso é fundamental para que tantas queixas diminuam. Todos ganham com isso.
Para começar com chave de ouro, aqui vai uma dica valiosa (não é jabá e sequer conheço qualquer um dos organizadores): começou hoje o 2º Workshop NovoArtista.com: são dez dias de aulas, lives e muita informação extremamente útil a todos que desejam ou já vivem de música, mas não se acomodam. Aqui o músico terá acesso, gratuitamente, a estratégias de divulgação, gestão financeira, realidade do mercado, profissionais envolvidos (e suas visões), planejamentos de carreira, etc. Após um rápido cadastro, você já começa a receber, em seu e-mail, os links para as aulas, PDFs de apoio, e tudo o mais. Hoje já foi liberada a primeira aula e ainda teremos uma live às 21h, no Facebook e YouTube.
Para se inscrever e saber mais, basta CLICAR AQUI e conferir seu e-mail. Confira, abaixo, o teaser do workshop:
...
Nenhum comentário